Universidades do RJ lançam o Fórum de Mobilização e Defesa dos Cursos de Pedagogia

Como temos analisado neste blog, desde o golpe de 2016 desenvolveu-se em nosso país um processo de verdadeiro desmonte e destruição das politicas educacionais construídas nos últimos anos, especialmente aquelas destinadas à educação básica e à formação e valorização dos professores

A postura autoritária do MEC e do Conselho Nacional de Educação mereceu desde o inicio reação firme e organizada da comunidade acadêmica e cientifica da área, que vem se organizando para o enfrentamento do processo de destruição e do retrocesso no campo da formação de professores materializado na proposta de Base Nacional Comum da Formação expressa na Resolução 02.2019 e 01.2020 – reduzindo a formação inicial e continuada de professores a restritos processos de implementação da BNCC na educação básica.

É assim que, mobilizados coletivamente desde 2018, para a revisão curricular proposta pela Res, 02.2015, e comprometidos com a luta pela formação docente e pela valorização do magistério, coordenadores dos Cursos de Pedagogia de 5 Universidades do RJ – UERJ, UNIRIO, UFF, UFRJ e UFRRJ e a PUC-Rio – lançaram em live ontem – 14 de abril – o Fórum de Mobilização e Defesa dos Cursos de Pedagogia.

Esse movimento coletivo e solidário foi o que possibilitou pensar juntos e nos organizarmos mais amplamente em defesa da Pedagogia quando, em vias das universidades finalizarem suas reformulações, tecidas em amplo debate no âmbito de cada universidade e curso com base nas Diretrizes para a Formação de Professores da Resolução 2/2015, as universidades e o campo da Formação de Professores foram assaltados pela resolução de 2019 que instituiu a BNC-Formação – em claro desrespeito a toda história das pesquisas, lutas das comunidades acadêmicas, dos movimentos em prol da Formação de Professores e da valorização do Magistério. A BNC Formação precariza gravemente a formação tendo por base uma concepção empobrecida, superficial, de caráter centralmente técnico e descontextualizado da docência.

Leia aqui o manifesto de lançamento

Esperamos que esta iniciativa seja multiplicada em cada estado, mobilizando estudantes, professores formadores, professores da educação básica e demais entidades acadêmicas e cientificas das diferentes áreas na resistência à Resolução 02.2019 que desqualifica a formação de professores, submete a educação básica à lógica empresarial e aprisiona as escolas mediante processos de maior controle sobre o currículo, estreitando a formação dos estudantes, desqualificando o trabalho docente e a educação oferecida pela escola pública.

Esse post foi publicado em Assuntos Gerais. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Universidades do RJ lançam o Fórum de Mobilização e Defesa dos Cursos de Pedagogia

  1. Esta necessária articulação precisa ser estendida às Licenciaturas e aos Institutos Federais, que estão perdidos! Contem comigo!

    Curtir

  2. Yuna Lélis Beleza Lopes disse:

    A mobilização das Universidades do RJ nos deixam o exemplo e caminho para fortalecermos a luta (juntos).

    Curtir

  3. Pingback: Blog da Formação: Universidades do RJ lançam Fórum | AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – Blog do Freitas

  4. Nadia Regina da Silva disse:

    Juntos contra os desmonte da educação! Precisamos fortalecer a educação.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s