Cresce a mobilização em defesa dos Cursos de Pedagogia

Conforme temos analisado neste blog, o movimento em defesa dos cursos de Pedagogia vem ganhando força desde fevereiro deste ano, quando o CNE anuncia sua intenção de alterar radicalmente a formação de professores para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. (Leia aqui o post)

Novos Fóruns dos cursos de Pedagogia se organizaram nesse período, com o objetivo de analisar os impactos dessas proposições na organização dos cursos de pedagogia e na concepção de formação de professores abraçada pelas Universidades desde a aprovação da Resolução 02.2015 e posteriormente revogada pela 02.2019.

Destacamos neste processo de luta e resistência propositiva, a realização de 03 novos eventos, os quais, sob responsabilidade das IES publicas em cada estado, vem fortalecendo a luta articulada e unitária em defesa da formação de professores no curso de pedagogia e em todas as licenciaturas.

1.O lançamento do Fórum Potiguar em Defesa do Curso de Pedagogia, em 31 de maio pp., sob coordenação das IES públicas do estado do RN – UERN, UFRN , UFERSA e IFRN -, contou com a participação de coordenadores de curso, professores e estudantes e entidades acadêmicas, ANPED, ANPAE e ANFOPE , com o objetivo de articular as instituições públicas na construção da resistência e na defesa das Faculdades de Educação e dos Cursos de Pedagogia em especial, contra o desmonte produzido pelas politicas de formação em curso.

Veja aqui o vídeo do Fórum RN

2. A realização de um debate com professores e estudantes das Universidades públicas paulistas – USP, UNICAMP, UNESP, UNIFESP, UFSCAR , e da Universidade Católica de Santos, aconteceu no dia 28 de junho. Seu objetivo no 2o. momento do evento foi a construção de uma agenda propositiva quanto às formas de enfrentamento e resistência ao desmonte da politica de formação de professores levada a efeito pela Resolução 02.2019.

Veja aqui o vídeo do evento de SP

3. Por ultimo, o lançamento do Fórum Tocantinense em Defesa do Curso de Pedagogia e Licenciaturas, realizado em 30 de junho, com a presença das entidades cientificas ANPED, ANPAE e ANFOPE e dos coordenadores de cursos de pedagogia dos campi da UFT e outras universidades.

Veja aqui o vídeo do Fórum de TO

São muitas as dimensões que a luta em defesa dos cursos de Pedagogia nos impõe, a principal delas é a manutenção da formação de professores para atuar na educação infantil e séries iniciais, nos cursos de Pedagogia, portanto no campo da ciência da educação e das teorias pedagógicas. Uma graduação plena, portanto. As politicas atuais, sintonizadas com as reformas educacionais globais de caráter neoliberal, advogam e impõem a concepção de caráter pragmático, técnico-instrumental e fragmentado da formação, alinhando-a estritamente a BNCC e aos processos de avaliação censitária de escolas, estudantes e professores da educação básica e cursos e estudantes das licenciaturas.

Com a autonomia universitária ferida, nosso desafio é resistir construindo propostas que se contraponham a essa logica na direção de uma concepção sócio histórica e emancipatória de formação humana. Uma proposta com esse caráter, no entanto, não se materializará nos marcos do quadro autoritário e destrutivo que caracteriza o atual governo, razão pela qual nossa luta no campo politico é crucial para a derrota deste projeto de país que está sendo desenhado. O fortalecimento dos fóruns em cada IES e nos estados tem papel importante para a pauta comum a ser construída e aprofundada até a CONAPE – Conferencia Nacional Popular de Educação, de 2021-2022!

Esse post foi publicado em Assuntos Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s