CNE discute Diretrizes para Formação de Professores

O Conselho Nacional de Educação realiza, no próximo dia 06 de abril, em Recife, audiência pública com o objetivo de apresentar e discutir o documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada de Professores. Este documento, disponível no site do CNE/MEC  , vem sendo objeto de discussão no âmbito da Comissão Bicameral de Formação de Professores do CNE e das entidades da área, desde fevereiro de 2014, passando agora para a fase final, com a realização da audiência pública e sua aprovação para posterior homologação pelo Ministro da Educação.

A construção destas Diretrizes atende a antigo anseio dos educadores do campo da educação e da formação, ao revogar as Resoluções de 2002 que instituíram as Diretrizes Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica , fundamentadas na concepção de competências, assim como a Resolução que criou os Institutos Superiores de Educação.

O estudo e o debate deste documento pelas Faculdades de Educação, Fóruns de Licenciaturas, colegiados de cursos de formação, gestores das redes públicas e pelos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente é fundamental para garantir a consolidação da politica nacional de formação e os compromissos dos gestores municipais e estaduais com sua inserção nos Planos Municipais e Estaduais de Educação.

r

Esse post foi publicado em Assuntos Gerais. Bookmark o link permanente.

2 respostas para CNE discute Diretrizes para Formação de Professores

  1. Pingback: CNE discute Diretrizes para Formação de Professores » Educacionista - notícias e artigos

  2. A formação de professores, elemento básico para o avanço da educação pública brasileira, deve ser uma das metas do novo ministério da educação. Se houve na educação do ensino fundamental dos anos iniciais acerto de políticas, tais como Letramento e depois o Pacto pela Alfabetização, falta muito na formação dos professores do ensino fundamental dos anos finais, gargalo desse nível de ensino. Os professores tem recebido pouca atenção do ministério, e sem que esse segmento receba formação mais adequada as crianças do ensino fundamental não consolidam suas aprendizagens nesse nível de ensino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s