A aprovação da Resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, traz em Anexo, a BNC de Formação Inicial de Professores para a Educação Básica . Nele, institui as competências gerais e específicas que, em conformidade com o Art.10, deverão ser consideradas em todos os cursos de licenciaturas.
Segundo o Texto Referencia socializado pelo CNE em 26 de setembro, o CNE buscou referencias em países que lograram sucesso nas provas PISA , entre os quais a Austrália. Uma pesquisa de dados, ainda insuficiente, indica não apenas que a Austrália teve uma queda no desempenho no período de 2003 a 2016, mas que as escolas públicas na Austrália, são pagas com taxas anuais variadas, tanto em escolas de educação básica quanto Universidades.
Em 2015, os estudantes levaram uma luta contra a privatização, e os debates foram acalorados no âmbito do parlamento e das escolas. Leia aqui mais sobre esse processo
Trazemos neste post para leitura e análise, o Projeto de Resolução das DCNs aprovado em 07 de novembro pp, ainda em versão não oficial mas aguardando aprovação pelo MEC.
Leia aqui
Trazemos também o documento australiano sobre a equivalente base nacional da formação de professores – Australian Professional Standards for Teachers – que desde 2009 vem incorporando à logica da formação, as propostas neoliberais de maior controle sobre o trabalho docente mirando o desempenho no PISA. Leia aqui
Como vemos, nada diferente. Destroem uma politica pública amplamente debatida para colocar um projeto que aprofunda a desigualdade e a segmentação escolar.
Caberá a nós a resistência e uma pergunta ao MEC e ao CNE.
É este projeto de educação que queremos para formar nossos professores, nossas escolas e nossas crianças?
Pingback: Educação pelo Brasil, edição 263 – Jornal Pensar a Educação em Pauta
Bom dia. Seria interessante se disponibilizasse uma forma de recebermos as notificações de postagem em seu blog em nosso email, como o prof, Freitas fez no blog dele. Obrigada pelo trabalho.
CurtirCurtir